segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Palhaçada talvez seja eufemismo (Atualização 1)


As modificações encontram-se no fim da postagem, com a respectiva data!

Se alguém viu meu facebook ontem - ou talvez o twitter - sabe o quanto tenho reclamado, desde as 13h, dos problemas no site do SiSU. Todavia, não sou apenas eu que está enfrentando problemas, mas sim dezenas de milhares de estudantes espalhados pelo Brasil todo. E tudo por quê? Por falta de planejamento e, ao meu ver, um enorme descaso conosco. Problemas do Enem à parte (sem ressaltar, claro, que ano passado ele foi adiado de última hora e agora ocorreram erros na impressão), a dificuldade em acessar o SiSU está estampada nas comunidades relacionadas ao assunto, principalmente no orkut. 
O jornal, por sua vez, pouco noticiou a respeito, sendo isso consequência, logicamente, do pronunciamento escasso, para não dizer quase inexistente, do MEC; nota-se ainda a aparente incompetência do órgão em administrar o programa, o que traz força para aqueles que são contra o Enem e o SiSU. Quando algo foi dito, tivemos palavras como "tenham calma" e "o site está um pouco lento". Agora vá dizer a todos que nesse momento fazem plantão na frente do computador, às centenas de jovens que devem ter utilizado lan houses para fazer sua inscrição e acabaram se frustrando por gastar dinheiro inutilmente, como também àqueles que não possuem fácil acesso à internet mas ainda assim se esforçaram para tentar ficar online, ainda que por breves minutos, só por causa do SiSU. Site lento?! Houve momentos em que nem se conseguia visualizar a página! Mas vamos pegar o problema pelo começo, certo?!
Pois bem, eu não entrei às 6h da manhã na internet justamente por temer a sobrecarga do sistema e as dificuldades que poderiam advir disso. A minha decisão, entretanto, não mudou nada, pois iniciei minhas tentativas às 13h e até o presente momento não obtive qualquer resultado satisfatório. Logo no início, conseguia acessar a home page do site e até passar à segunda janela, onde digitamos o número de inscrição e a senha do Enem. Ao passar para a terceira página, infelizmente, o tempo de resposta do servidor estourava e eu tinha que recomeçar. Depois de um tempo, a segunda página já não abria mais e não demorou muito para que a inicial tomasse o mesmo caminho; clicar no link do SiSU, encontrado pelo pesquisa do Google, tornou-se absolutamente inútil, uma verdadeira perda de tempo.
Essa situação perdurou por, pelo menos, oito horas, creio eu, alternando entre períodos em que era possível abrir até a segunda página e outros nos quais não dava sequer pra entrar no site. E haja paciência! Às 00h o expediente acabou, sendo o retorno da página previsto, segundo o MEC, para as 6h; por volta de 1h, contudo, as inscrições foram reabertas. Eu corri para tentar fazer a minha e consegui marcar até a opção de primeiro curso (correspondente à 4 página), mas o excesso de acessos novamente não me permitiu concluir o registro. Resultado: o site não se manteve por mais de 2 minutos no ar, sofrendo novamente problemas com a rede. Agora a página está fechada e não tenho idéia de que horas conseguirei finalmente resolver isso, havendo uma grande quantidade de jovens nesse país na mesma situação.
O pior de tudo foir ler uma reportagem onde o MEC afirma que a banda foi feita para suportar até 400 inscrições por minutos, sendo que na tarde de ontem as taxas chegavam a 600/minuto e 84 mil acessos simultâneos. Será incompetência do Ministério da Educação ou apenas falta de respeito com as pessoas que realmente dependem desse sistema para garantir sua vaga numa universidade de qualidade? Ambas as respostas não nos levam a algo bom, sem dúvida, e palhaçada talvez seja eufemismo pra tudo isso.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como se não bastassem todos esses problemas, ontem ocorreu um ainda pior: por alguma espécie de erro no sistema, houve vazamento de dados dos alunos inscritos no SiSU! Isso mesmo, uma baita dor de cabeça para todos nós. Dezenas de alunos no orkut - e eu estou incluso nisso - relataram que ao abrir a página do site, digitarem seus respectivos dados e confirmarem, surgia uma mensagem de erro e então, inesperadamente, ao tentarem recarregar a página, informações de outras pessoas, com notas e opções de curso diferentes apareciam. Nessa hora um nervoso verdadeiro, e absolutamente fundamentado, tomou conta de todos, pois se qualquer um pudesse acessar a inscrição de outro candidato isso significava que havia risco de alterações nas opções individuais. Para comprovar tal afirmativa, alguns indivíduos começavam a declarar que seus cursos haviam sido mudados sem qualquer precedente. Eu, por exemplo, tive minhas duas inscrições canceladas.
Pipocaram centenas, se não milhares, de reclamações direcionadas ao MEC, Enem e SiSU, sendo que muitas chegaram a ser mandadas para diversos sites jornalísticos. Eu, por twitter, insistia em pedir ao MEC um pronunciamento a respeito do problema, embora tanto a minha voz quanto a de todos os outros que enfrentavam a mesma situação parecesse não ser ouvida. Não lembro ao certo o horário, mas o twitter do MEC consta de 21 horas atrás a primeira resposta em relação ao problema, ou seja, entre as 22 e 23 horas de ontem; toda a confusão, entretanto, tivera inicio às 19h23. O órgão alegou que um erro na memória cache causou o transtorno, mas nenhum dado, segundo o MEC, foi verdadeiramente alterado. Bem, o problema foi realmente resolvido, mas a atmosfera continua muito tensa em relação à gestão do programa. 
O site continua dando erros, apresentando lentidão excessiva e ainda é difícil acessar as inscrições. Hoje pela manhã a Defensoria Pública da União do Ceará (DPU) entrou com uma ação contra o Enem por conta dos problemas com as notas das provas, ainda sem levar em consideração as dificuldades com o SiSU. Agora é esperar pra ver se sai algo disso, porque no fim das contas nós pagamos o pato. Quem sabe com a alteração na presidência do Inep as coisas possam tomar um caminho, pelo menos, não tão difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primeiramente, obrigado por tomar a iniciativa de comentar. Isso ajuda muito a construir o blog. Em segundo lugar, é importante lembrar que tanto você, a partir do momento em que opta por escrever aqui, quanto eu somos responsáveis pelo que se veicula nessa página. Portanto, reflita sobre aquilo que comunicará.
Excetuando ofensas pessoais, incitação ao ódio e ao preconceito e/ou discriminação sintam-se livres para falar tudo que desejarem e, se assim quiserem, derramarem todas as críticas que tiverem.
Mais uma vez, muito obrigado.