segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

(Postagem antiga) Sete distâncias, sete tempos


Observava a lua, via as estrelas e contemplava a imensidão do grande absoluto
Sabia que nada era eterno, embora tudo se refizesse com certa precisão
Quatro palavras, não as disse, pensei-las sem encontrar fôlego para expelir o som
E lá estávamos nós, com sentenças mal acabadas e entrelinhas incoerentes
Queria eu olhar nos teus olhos e dizer tudo que guardei, tudo que soube e esperei para fazer
Mas não pude, não vi, não busquei seguir uma das duas vias que me levasse a algo diferente
Somente parei, olhei, encarei a realidade com olhos incrédulos e indignos, sem nada explicar
Quem dera poder um dia, com um tanto de compreensão e sabedoria, dizer-te as minhas inconstâncias
Para tanto, entretanto, deveria eu esclarecê-las antes a mim mesmo; fazê-lo, verdadeiramente, não aprendi
Digo-te, pois, que nada posso, sendo isso fruto de fatos vindos da alma, do coração de quem reconhece não conhecer aquilo que deveria ser conhecido
Encontraria paz nos meus desejos, mas trazer-me-iam dor com a qual seria incapaz de lidar
Responda-me apenas uma vez, diga-me a razão de estarmos a dois passos de um destino inescapável
Poderias tu mudar o que fazes? Poderia eu saber quais são minhas aparências e descobrir as sete faces?
Facilmente diria-te as certezas que tenho, porquanto as dúvidas se lhes mostram muito maiores e mais avassaladoras
Uma alma que não canta, que se perdeu em meio ao seu rumo esquisito e oscilante
Canta somente quando lhe espera algo mais, quando pensa haver achado seu tesouro perdido
Logo depois, porém, descobre que vazia é a vida das coisas que a rodeiam, tão vã quanto o que lhe sobra de sobriedade
Não caberia-lhe entender mais que sua capacidade, mas insistentemente corre atrás do que não lhe pertence
Perdoe-me por não poder, perdoe-me por minha fraqueza e ingenuidade
Pensava e visualizava quadrados arredondados, quase círculos girando num mundo agitado e impreciso
Mas estes, num posterior vislumbre talvez premeditado, mostraram-se como triângulos e trapézios
Magoaram-me com suas mentiras; no entanto, pior era eu que havia dado-lhes crédito
Estúpida criatura que fui, enganada e enganadora, a quatro tempos de uma decisão quiçá errônea
Passar-se-iam mais três para clarear-me a mente confusa e obscura, mas resultado não trariam
Deixar-se-iam penetrar os cantos e partes mais profundas daquilo que nenhuma pessoa jamais teorizou
E veria eu minha queda, minha tentativa final de reconstruir os muros da cidade em cinzas pela guerra eterna
Chorei, mas não me adiantou
A dor só perseguiu e estancou, cravou-se naquela pequena parte de sabedoria esquecida
E eu perdi, não fiz o que deveria fazer
Talvez deseje mais do que posso ter, talvez imagine mundos deveras exacerbadamente coloridos 
Inexistentes, falhos e fajutos, sem qualquer fundo de realidade ou experiência contabilizada
Não existem, assim como eu também não existo em meio a eles
Sou isso que sou, aquilo que entendo não ser
Pertenço a algo que não conheço, sem parentesco ou laço agradável
Prometo-me apenas uma coisa: saberei um dia o que faço e direi a ninguém minha descoberta.


Ps: escrevi esse texto em 29 de junho de 2010, publicando-o num blog que criei e abandonei (pra variar). É legal ver como muita coisa mudou daquela época pra cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primeiramente, obrigado por tomar a iniciativa de comentar. Isso ajuda muito a construir o blog. Em segundo lugar, é importante lembrar que tanto você, a partir do momento em que opta por escrever aqui, quanto eu somos responsáveis pelo que se veicula nessa página. Portanto, reflita sobre aquilo que comunicará.
Excetuando ofensas pessoais, incitação ao ódio e ao preconceito e/ou discriminação sintam-se livres para falar tudo que desejarem e, se assim quiserem, derramarem todas as críticas que tiverem.
Mais uma vez, muito obrigado.